ANTERIOR
INDICE
SEGUINTE
I. Introdução
- Emprego

A população activa no 3º trimestre do ano 2000 era de 1.169.300 pessoas na Galiza e de 1.849.300 na Região Norte. Cabe destacar que das 2.767.900 pessoas empregadas na Euro-região (durante o 3º trimestre de 2000), 36% corresponde à Galiza, e 64% trabalham no Norte de Portugal.

Relativamente à distribuição sectorial do emprego, na Região Norte, o sector de maior peso é o secundário, sendo a indústria têxtil, vestuário e calçado as actividades que maior número de pessoas empregam, seguida pela construção. As actividades do sector de serviços que maior peso relativo têm são o comércio e a hotelaria. Na Galiza, é o sector dos serviços que maior percentagem representa, sendo de destacar as actividades do comércio e da hotelaria, devido ao número de pessoas empregadas, seguido pelo sector secundário, no qual a construção é a actividade de maior importância, e logo depois a indústria de produtos alimentícios, bebidas e tabaco e a fabricação de material de transporte. Por outro lado, cabe assinalar que a agricultura e a pesca continuam sendo para a comunidade galega um sector importante como gerador de emprego, com um peso superior ao da Região Norte.

Uma das maiores diferenças que se podem apreciar entre ambas as regiões corresponde ao desemprego, uma vez que a taxa galega praticamente triplica a da Região Norte. Assim, enquanto que na Galiza a taxa de desemprego no 3º trimestre de 2000 é de 14,4% (Instituto Galego de Estatística - IGE), na Região Norte é de 4,4% (Instituto Nacional de Estatística - INE).

e>