ANTERIOR
INDICE
SEGUINTE
I. Introdução
- Situação política

A Galiza abarca 29.575 km2 e 5,85% da extensão de Espanha, enquanto que a Região Norte, com 21.278 km2, ocupa 23,15% do território português. No entanto, dentro da Euro-região, tanto a superfície como a população distribuem-se de forma semelhante em ambas as zonas, segundo padrões de 1998.

Na Região Norte, a densidade média da população é de 168,2 habitantes por quilómetro quadrado, enquanto que na Galiza é de 92. Em ambas as zonas pode-se apreciar um desequilíbrio na distribuição da população, sendo este mais acentuado na Região Norte de Portugal, de modo que se observa uma concentração mais elevada na sub-região do Grande Porto (1457 hab/km2) e uma cintura de elevada densidade populacional formada pelas sub-regiões do Ave, do Cávado, do Tâmega e de Entre Douro e Vouga, face a zonas como Douro ou Alto-Trás-os-Montes nas quais se regista uma densidade populacional muito baixa. Na Galiza, a população também não se encontra uniformemente distribuída, já que se observa uma maior concentração nas províncias da Corunha e de Pontevedra, que praticamente triplicam a densidade populacional de Ourense e de Lugo.

Relativamente à divisão administrativa, esta é consideravelmente superior na Comunidade Autónoma Galega que é composta por 314 concelhos, cuja superfície média é de 94 km2, enquanto que na Região Norte de Portugal, o número de concelhos é de 84, com uma superfície média de 253 km2.