Index

5. Análise estrutural da configuração económica

Com o objecto de facilitar a compreensão da análise realizada relativamente às variáveis determinadas metodologicamente para cada um dos âmbitos do objecto do estudo, considerou-se correcto estabelecer as seguintes considerações.

A análise realizou-se nos municípios do espaço fronteiriço que compreende a Zona Eurest. A informação municipal na Galiza pode-se analizar depois de ter sido recolhida nas localidades pelo IGE. Relativamente aos municípios de Portugal uma das principais dificuldades que teve de ser superada aquando da realização do padrão de comparação, foi encontrada na estrutura territorial inferior ao nível regional. A informação que se utilizou das diferentes fontes, varia desde a região até à sub-região passando pelo distrito ou freguesias, trazendo informação das diferentes demarcações respeitantes ao grupo de variáveis objecto da análise. Noutros casos os dados necessários encontravam-se ao nível dos municípios, agrupações ou vales. Por essa razão, tem que se ter presente que, dada a estrutura territorial do estudo (municípios do espaço transfronteiriço ), utilizaram-se sempre os 16 municípios de referência; no entanto, quando o nosso nível de análise não pôde chegar à estrutura municipal, tivemos que nos centrar no nível homogéneo mais próximo, que foi a sub-região, que inclui um número de municípios maior dos que formam parte do estudo (dezasseis em trinta: três de seis no Cávado; três de catorze no Alto-Trás-os-Montes e dez de dez no Minho-Lima).

Assim, no relatório sobre o âmbito sociolaboral, para a estimativa em Portugal de todas as variáveis laborais da população dos 16 concelhos de referência, à falta de uma informação mais pormenorizada, procedeu-se a aplicar a estrutura (em percentagem) do ano de 1991 do mercado de trabalho relativo aos referidos concelhos (em cada sub-região), aos dados mais actuais por sub-região do ano de 1996, recorrendo ao modelo indicado anteriormente. A população inactiva obteve-se subtraindo à população maior de 16 anos o número de activos e para determinar o número de homens subtraiu-se ao dado total o dado do número de mulheres.