Index

1. Proposta da investigação

   Para poder facilitar a avaliação do projecto, realizou-se uma delimitação do campo de investigação, tendo em conta diferentes parâmetros:

Geográfico: Território no qual se vai desenvolver a investigação.

Funcional: Segmentação dos sectores de produção que são objecto da investigação.

Ocupacional: Conjunto de ocupações a analisar no estudo com base na totalidade das que se desenvolvem nos sectores.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


GEOGRÁFICO

O presente estudo de investigação tem sido elaborado para a zona Sul da Galiza e para a Região Norte de Portugal nos municípios que formam parte do espaço fronteiriço “Zona Eurest”.

Para conseguir uma maior operatividade da informação a obter, os referidos municípios foram agrupados em eixos conforme a proximidade geográfica e homogeneidadde das características socioeconómicas.

 

Relação dos municípios por eixos:

GALIZA

VERÍN-CHAVES:

 

 

 

 

 

 

TUI-VALENÇA:

 

 

TUI-VALENÇA:

INDUSTRIAL

Lobeira, Entrimo, Lobios, Muiños, Calvos de Randín, Baltar, Cualedro, Monterrei, Oímbra, Verín, Vilardevos, Riós, A Gudiña, A Mezquita, Carballeda de Valdeorras, Os Blancos, Xinzo de Limia, Bande, Celanova.

 

A Guarda, Arbo, As Neves, O Rosal, Oia, Salceda, Salvaterra, Tomiño, Tui, Mondariz Balneario, Padrenda, Quintela de Leirado, Pontedeva, Cortegada, Arnoia, Ribadavia.

 

A Cañiza, Baiona, Gondomar, Mondariz, Mos, Nigrán, O Covelo, Porriño, Ponteareas, Vigo.

PORTUGAL

CHAVES-VERÍN:

VALENÇA-TUI:

 

Chaves, Montealegre, Vinhais.

 

Caminha, V. N. Cerveira, Valença, Monção, Melgaço, A. Valdevez, P. Da Barça, Viana do C., P. De Lima, P. De Couro, Amaraes, T. Do Bouro, Vila Verde.

 

É importante realizar uma adaptação do estudo a cada território, dado que em cada região existem problemas ligados à sua zona.

Relativamente ao âmbito geográfico da investigação as colectividades que beneficiaram directamente foram os trabalhadores transfronteiriços que pertencem a empresas dos espaços que são objecto do estudo ( tanto de pequenas e médias empresas como de grandes empresas), estando vinculados à Comunidade Autónoma da Galiza e à Região Norte de Portugal.

 

 

FUNCIONAL

Foram tidos em linha de conta vários campos de investigação desde o ponto de vista funcional: sector produtivo e actividade económica.

 

Sector Produtivo

Bisel: SECTOR PRODUTIVOCada grupo de actividades empresariais e industriais com características comuns.

 

No estudo consideraram-se os seguintes sectores produtivos:

 

ZONA SUL DA GALIZA

SERVIÇOS QUALIFICADOS

SERVIÇOS PROFISSIONAIS

MANUFACTURAS

CONSTRUÇÃO

INDÚSTRIAS ALIMENTARES

PRIMÁRIO

QUÍMICO

 

ZONA NORTE DE PORTUGAL

HOTELARIA E COMÉRCIO

INDÚSTRIA E ENERGIA

CONSTRUÇÃO

TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

OUTROS SERVIÇOS

PRIMÁRIO

 

Bisel: ACTIVIDADE PRODUTIVAActividade económica

Cada agrupação em que se podem dividir as empresas conforme os diferentes produtos e/ou serviços que estas principalmente produzem. No presente estudo contemplaram-se todas as actividades produtivas nas quais se dividem os diversos sectores analisados. 

Dentro do âmbito funcional, consideram-se beneficiários directos, todas aquelas colectividades de trabalhadores dos diferentes sectores, actividades e áreas funcionais considerados no estudo.

 

 

OCUPACIONAL

No âmbito ocupacional, considera-se que são beneficiários directos do estudo todos os trabalhadores cujas ocupações se desenvolvem no espaço transfronteiriço assinalado no âmbito geográfico e através dos sectores e actividades económicas indicadas previamente. Assim, o âmbito ocupacional é composto por todas as ocupações.