1.1.2. Emprego na Administração Privada
1.1.2.B. EURES Transfronteiriço Norte Portugal - Galicia
Que papel desempenha o EURES Transfronteiriço Norte Portugal Galicia?
EURES desempenha um papel particularmente importante nas regiões transfronteiriças. Estas são áreas de emprego nas quais existem graus significativos de fluxos pendulares transfronteiriços. As pessoas que vivem num país e trabalham noutro têm de lidar com diferentes práticas nacionais e sistemas legais. É possível que enfrentem obstáculos administrativos, legais ou fiscais à mobilidade numa base diária.
A rede transfronteiriça EURES é constituída por um grupo de organizações em cooperação que, no âmbito da rede europeia EURES, têm a finalidade de ir ao encontro das necessidades das pessoas, em matéria de informação e coordenação, relacionadas com a mobilidade profissional nas regiões fronteiriças. Estas organizações congregam os Serviços Públicos de Emprego e os Serviços de Formação Profissional, organizações de empregadores e sindicais, autoridades locais, instituições que lidam com os problemas do emprego e da formação profissional nas regiões fronteiriças, bem como a Comissão Europeia.
Os conselheiros EURES nestas áreas dedicam-se principalmente a aconselhar e a orientar os trabalhadores que vivem num país e trabalham noutro acerca dos seus direitos e obrigações. Constituem um valioso ponto de contacto entre as administrações do emprego, tanto a nível regional como nacional, e os parceiros sociais. São um meio importante para controlar estas "áreas de emprego", uma parte significativa do que realmente significa integração europeia.
Existem actualmente mais de 20 parcerias transfronteiriças EURES (http://europa.eu.int/eures), espalhadas geograficamente por toda a rede e localizadas em 13 países.
|