I- Condições de Emprego e Legislação Laboral
1.1 - Acesso ao Mercado Laboral
12

1.1.2. Emprego na Administração Privada

1.1.2.A. SPE de Portugal. O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)

Como está organizada a estrutura ou rede do IEFP?
A estrutura orgânica do IEFP integra órgãos centrais e regionais, sendo órgãos centrais:
– o Conselho de Administração;
– a Comissão Executiva;
– a Comissão de Fiscalização
Os órgãos regionais são:
– os Conselhos Consultivos;
– as Delegações Regionais;
Possui uma gestão tripartida, constituída por representantes da Administração Pública, das confederações sindicais e empresariais, nomeadamente no Conselho de Administração, na Comissão de Fiscalização e nos Conselhos Consultivos.
A estrutura orgânica dos Serviços Centrais (Portaria nº 297/97, de 6 de Maio) integra Unidades Orgânicas de apoio técnico, administrativo e financeiro aos órgãos centrais e regionais.
O IEFP compreende uma estrutura de serviços desconcentrada, organizada em 5 Delegações Regionais, de acordo com as áreas definidas para as Comissões de Coordenação Regional.
A estrutura orgânica das Delegações Regionais compreende os Serviços de Coordenação e os Órgãos Executivos Locais — 86 Centros de Emprego, 31 Centros de Formação Profissional de Gestão Directa, 1 Centro de Reabilitação Profissional e 7 Centros de Apoio à Criação de Empresas. Os Serviços de Coordenação das Delegações Regionais são constituídos por Unidades Orgânicas que prestam apoio técnico, administrativo e financeiro à Delegação Regional.